Receita de Torta de Maçã
Não tenho dúvidas de que a torta de maçã é uma das sobremesas mais populares do mundo – com sorvete ou sem sorvete. Ela não é excessivamente doce, pode ser comida tanto fria quanto quente, dura bastante sem perder a umidade e o sabor. Não é extremamente fácil de fazer – é trabalhosa e um pouco demorada, mas… alguém tem dúvidas de que vale a pena?
Eu já havia feito a torta uma vez só, e confesso que houveram alguns desastres. Mas agora comprei formas novas específicas para tortas – e mais baixinhas, como eu gosto, tenho horror de torta muito alta que desmonta inteira quando você corta com o garfo – e que dá pra fazer a torta coberta de massa como vemos em todos os filmes e desenhos americanos. Claro que dá pra fazer uma versão sem cobrir – foi como eu fiz antes – mas com a massa em cima, ela vira uma surpresa deliciosa.
Nem preciso dizer – vai MUITA manteiga. Mas não vai quase nada de açúcar – o doce fica por conta das maçãs mesmo.
A receita dá para duas tortas pequenas. Vamos lá?
MASSA:
– 200g (um tablete) de manteiga sem sal congelada
– 2 1/2 xícaras de farinha
– 1 colher de sopa de açúcar
– 1/2 xícara de buttermilk gelado (espremer meio limão no leite e esperar 5 minutos)
– 1 colher de chá de sal
Pique a manteiga em pedacinhos pequenos. Ela precisa ser congelada pra ficar mais fácil de picar e de manusear, acredite, é verdade.
Peneire juntos os outros ingredientes secos – farinha, açúcar e sal – e adicione a manteiga. Misture com as mãos, desmanchando os pedaços de manteiga e incorporando a farinha até se tornar uma massa uniforme. Sim, faz a maior meleca. Divida a bola de massa em duas partes e ponha por 10 minutos na geladeira, pra ficar mais fácil de abrir – ela é muito mole e acaba rasgando se estiver em temperatura ambiente.
Depois dos 10 minutos, enfarinhe uma superfície lisa (granito ou inox são as mais adequadas) e ponha uma das bolas. Abra com um rolo de macarrão COM MUITA CALMA, girando a massa e rolando em todos os sentidos para que ela fique o mais redonda possível. Cuidado para não grudar na mesa – é pra isso que a farinha serve. Coloque mais se necessário.
Pegue a forma de torta – a minha é esta, tenho de dois tamanhos:
O fundo dela sai, olha:
Eu untei a forma de leve com óleo de soja para que a torta saia mais facilmente depois. Isso dá um aspecto meio oleoso na massa, mas prometo que não muda o sabor. Forre a forma por dentro com a massa, moldando as laterais com cuidado com os nós dos dedos. Deixe a borda dobrar por cima, e corte o excesso com uma faca. Cubra com plástico filme e ponha na geladeira de novo, e esqueça dela até terminar o recheio. Não limpe a mesa!
Se a massa rasgar um pouco, nao tem problema. Você pode remendar os cantinhos, a massa é bem molinha e úmida e permite isso:
Vai sobrar massa. Guarde de novo na geladeira, porque esta sobra é o que vai cobrir a torta.
-
RECHEIO
– 1kg de maçãs – podem ser de diversos tipos. Eu usei Gala e Fuji, mas aviso, a Fuji é bem mais chata de descascar.
– 2 colheres de chá de canela
– 1/4 xícara de açúcar branco
– 1/4 xícara de açúcar mascavo
– 1/2 colher de chá de noz moscada em pó
– Suco de um limão espremido
– 1/2 colher de chá de sal
– 1 colher de sopa de rum (este ingrediente é adição minha e olha: fica demais.)
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 1 colher de sopa de amido de milho (Maisena)
Descasque, limpe e pique as maçãs em pedaços pequenos (entre 1cm e 2cm de diâmetro). Não se preocupe se as maçãs estiverem um pouco batidas e amassadas. Ponha tudo numa tigela grandona, mas não jogue fora as cascas! Dá pra fazer chá depois!
Ligue o forno em 200ºC.
Adicione os açúcares, a noz moscada, a canela, o suco de limão e o sal às maçãs. Misture bem e deixe descansar por meia hora. As maçãs vão soltar o suco, e ele vai se acumular no fundo da tigela. Após a meia hora, coe este suco com uma peneira e coloque-o em uma panela pequena. Deve dar mais ou menos meia xícara de suco.
Aqueça este sumo com a manteiga e deixe ferver até que ele se caramelize levemente, e enquanto isso misture o amido de milho aos pedaços de maçã. Quando estiver caramelizado, ponha o suco sobre as maçãs novamente e misture bem. O cheiro é uma coisa de outro mundo!
Tire a forma da massa da geladeira e ponha o recheio sobre a massa com cuidado, deixando o centro um pouco mais alto que as laterais.
Abra aquele resto de massa que sobrou em um círculo sobre superfície enfarinhada novamente, e coloque-o com cuidado sobre a torta. Feche as laterais e corte o excesso com uma faca. Faça 8 cortes pequenos em forma de círculo com a faca no centro da torta para que o recheio possa soltar o vapor enquanto assa.
Asse a torta por 50 minutos , mas ponha a grelha NO MEIO do forno, não em cima – senão a massa de cima vai queimar!
Aproveite esse tempo todo pra limpar toda a bagunça que você fez – vai ser bastante, acredite!
Tire a torta do forno e NÃO MEXA . Se você tentar tirar com ela ainda quente, vai desmontar tudo! Ela demora bastante pra esfriar, vá tomar um banho ou alguma coisa, e só tente tirar a torta da forma depois de umas duas horas.
E aqui vai a notícia ruim: só corte a torta depois de no mínimo QUATRO HORAS.
Aqui em casa não adiantou nada, tirei a torta da forma, coloquei num prato bem bonito e mal virei as costas já peguei meu pai cortando a torta. Agruras da culinária!
Nenhum comentário:
Postar um comentário